[PT] - Termos e Condições

Termos e condições comerciais da Natusu

Índice:

Artigo 1.º - Definições

Artigo 2.º - Aplicabilidade

Artigo 3.º - Oferta

Artigo 4.º - Acordo

Artigo 5.º - Direito de rescisão do contrato

Artigo 6.º - Obrigações do consumidor durante o prazo de reflexão

Artigo 7.º - Exercício do direito do consumidor a rescisão do contrato e despesas conexas

Artigo 8º - Obrigações Natusu na rescisão

Artigo 9º - Exclusão do direito de rescisão do contrato

Artigo 10º - Preço

Artigo 11º - Conformidade e garantia especial

Artigo 12º - Entrega e execução

Artigo 13º - Duração das Transações: Duração, Cancelamento e Renovação

Artigo 14º - Pagamento

Artigo 15º - Informação

Artigo 16º - Procedimento de Reclamações

Artigo 17º - Disputas

Artigo 18º - Disposições adicionais ou diferentes

Artigo 19º - Rejeitar a encomenda

Artigo 20º - Lei aplicável e Resolução Alternativa de Litígios​




Artigo 1 - Definições

Nestas condições:

  1. Contrato acessório: contrato segundo o qual o consumidor adquire produtos, conteúdos digitais e/ou serviços relacionados com um contrato à distância e esses bens, conteúdos digitais e/ou serviços são fornecidos pela Natusu ou por um terceiro ao abrigo de um acordo entre esses terceiros e Natusu;
  2. Período de reflexão: o período em que o consumidor pode exercer o seu direito de resolução do contrato;
  3. Consumidor: pessoa física que não atua com finalidade relacionada ao seu comércio, negócio, artesanato ou profissão;
  4. Dia: dia do calendário;
  5. Conteúdo digital: dados criados e entregues em formato digital;
  6. Acordo de duração: contrato que abrange o fornecimento regular de bens, serviços e/ou conteúdos digitais por um período de tempo determinado;
  7. Suporte durável de dados: qualquer ferramenta – inclusive e-mail – que permita a um consumidor ou empresário armazenar informações a ele dirigidas pessoalmente para futura consulta ou uso por um período de tempo compatível com a finalidade a que se destinam as informações, e isso permite a reprodução inalterada das informações armazenadas;
  8. Direito de rescisão do contrato: possibilidade do consumidor rescindir o contrato à distância dentro do prazo de carência;
  9. Contrato à distância: o contrato celebrado entre a Natusu e o consumidor no âmbito de um sistema organizado de venda à distância de produtos, conteúdos digitais e/ou serviços, através do qual se efetua a utilização exclusiva ou conjunta até à celebração do contrato; ou mais técnicas remotas;
  10. Rescisão do contrato: deverá informar por e-mail todos os motivos da rescisão, e posteriormente fornecer os dados solicitados pelo nosso suporte para que seja elaborada a respectiva rescisão. 
  11. Natusu: a pessoa jurídica definida no artigo 2.º que oferece produtos, (acesso a) conteúdos digitais e/ou serviços a consumidores à distância, nos termos das presentes condições gerais;
  12. Técnica de comunicação à distância: meio que pode ser utilizado para fechar um acordo sem que o consumidor e o empresário tenham que se encontrar na mesma sala ao mesmo tempo;


Artigo 2º - Aplicabilidade

  1. Estas condições gerais aplicam-se a todas as ofertas da Natusu e a todos os contratos celebrados à distância entre um empresário e um consumidor.
  2. Antes da celebração de um contrato à distância, será disponibilizado ao consumidor o texto das presentes condições gerais. Caso tal não seja razoavelmente possível, antes de celebrar um contrato à distância, a Natusu indicará como podem ser consultadas as condições gerais da Natusu e que as mesmas serão enviadas gratuitamente o mais rapidamente possível a pedido do consumidor.
  3. Se o contrato for celebrado à distância por via eletrónica, ao contrário do disposto no número anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto das presentes condições gerais e condições gerais pode ser disponibilizado ao consumidor em formato eletrónico para que este possa ser salvos facilmente em um suporte de dados durável. Se isso não for razoavelmente possível, antes da celebração do contrato à distância, será indicado onde as condições gerais podem ser consultadas eletronicamente e que serão enviadas eletronicamente ou de outra forma gratuita a pedido do consumidor.
  4. No caso de, para além destes termos e condições gerais, também se aplicarem termos e condições específicos de produtos ou serviços, aplicam-se de forma semelhante os parágrafos segundo e terceiro, e em caso de conflito de termos e condições, o consumidor pode sempre referir-se a a disposição aplicável que seja mais vantajosa para ele.


Artigo 3º - Oferta

  1. Se a oferta tiver um período de validade limitado ou estiver sujeita a condições, isso será expressamente declarado na oferta.
  2. A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos, conteúdos digitais e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para que o consumidor avalie adequadamente a oferta. Se o Natusu usar imagens, é uma representação fiel dos produtos, serviços e/ou conteúdos digitais oferecidos. Erros óbvios ou erros no menu Natusu não são vinculativos.
  3. Cada oferta contém informações que tornam claro para o consumidor quais direitos e obrigações estão associados à aceitação da oferta.


Artigo 4 - Acordo

  1. Sem prejuízo do disposto no n.º 4, o contrato é celebrado no momento da aceitação da oferta pelo consumidor e do cumprimento das condições especificadas.
  2. Caso o consumidor tenha aceite a oferta por via eletrónica, a Natusu confirmará prontamente a aceitação da oferta por via eletrónica. Até que a Natusu confirme a aceitação desta aceitação, o consumidor pode desistir do contrato. Depois de receber esta confirmação, o consumidor já não pode rescindir ou rescindir o contrato: no entanto, o consumidor pode exercer o direito de resolução (artigo 6.º).
  3. Se o contrato for celebrado por via eletrónica, a Natusu tomará as medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar a transmissão eletrónica de dados e garantir um ambiente web seguro. Caso o consumidor possa efetuar o pagamento por via eletrónica, a Natusu tomará as devidas medidas de segurança.
  4. A Natusu pode - no âmbito do enquadramento legal - ser informada sobre se o consumidor está em condições de cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como sobre todos os factos e fatores importantes para a celebração responsável de um contrato à distância. Se, com base nesta investigação, a Natusu tiver razões válidas para não celebrar o contrato, tem o direito de rejeitar a encomenda ou pedido com justificação, ou de anexar condições especiais à sua execução.
  5. A Natusu enviará as seguintes informações ao consumidor o mais tardar no momento da entrega do produto, serviço ou conteúdo digital, seja por escrito ou de forma que o consumidor possa salvá-lo de forma acessível em um suporte de dados durável:
    • as condições e a forma como o consumidor pode exercer o direito de retractação, ou uma declaração clara sobre a exclusão do direito de retractação;
    • informações sobre garantias e serviço pós-venda existente;
    • o preço incluindo todos os impostos do produto, serviço ou conteúdo digital; se for o caso, custos de entrega; e o método de pagamento, entrega ou execução de um contrato à distância;
    • requisitos para rescisão do contrato se o contrato for celebrado por um período superior a um ano ou por prazo indeterminado;
    • se o consumidor tiver o direito de rescindir o contrato, um modelo de formulário para rescisão do contrato.
  6. Tratando-se de transacção a longo prazo, o disposto no número anterior aplica-se apenas à primeira entrega.



Artigo 5º - Direito de rescisão do contrato

  1. O consumidor poderá rescindir o contrato de compra do produto dentro do prazo de reflexão de, no mínimo, 14 (catorze) dias, sem fundamentação. A Natusu pode questionar o consumidor sobre o motivo da resolução do contrato, mas não tem de o obrigar a indicar o(s) motivo(s).
  2. O prazo de reflexão a que se refere o n.º 1 começa a correr no dia seguinte ao da receção do produto pelo consumidor ou por terceiro por ele designado que não seja o transportador, ou:
    • se o consumidor encomendou vários produtos no mesmo pedido: o dia em que o consumidor ou um terceiro por ele designado recebeu o último produto. A Natusu pode, desde que tenha informado claramente o consumidor antes do processo de encomenda, recusar a encomenda de vários produtos com prazos de entrega diferentes .
    • se a entrega do produto consistir em vários envios ou peças: o dia em que o consumidor ou um terceiro por ele designado recebeu o último envio ou a última peça;
    • no caso de contratos de entrega regular de produtos durante um determinado período: o dia em que o consumidor ou terceiro por ele designado recebeu o primeiro produto.
Para serviços e conteúdo digital não entregues em meio físico:

  1. O consumidor pode rescindir o contrato de prestação de serviços e o contrato de fornecimento de conteúdos digitais que não tenham sido entregues em suporte físico por um período de, pelo menos, 14 dias sem fundamentação. A Natusu pode questionar o consumidor sobre o motivo da resolução do contrato, mas não tem de o obrigar a indicar o(s) motivo(s).
  2. O prazo de reflexão a que se refere o n.º 1 começa a correr no dia seguinte ao da celebração do contrato.


Artigo 6.º - Obrigações do consumidor durante o período de reflexão

  1. Durante o período de reflexão, o consumidor deverá manusear o produto e a embalagem com cuidado. O produto será desembalado ou usado somente na medida necessária para determinar a natureza, propriedades e operação do produto. O ponto de partida é que o consumidor só pode manusear e conferir o produto como faria em uma loja.
  2. O consumidor é o único responsável pela deterioração do produto que ocorra em consequência do manuseamento do produto para além do permitido no n.º 1.
  3. O consumidor não é responsável pela redução do valor do produto se a Natusu não lhe tiver fornecido todas as informações legalmente exigidas sobre o direito de resolução do contrato antes ou na celebração do contrato.


Artigo 7.º - Exercício do direito do consumidor à rescisão do contrato e despesas conexas

  1. Caso o consumidor exerça o seu direito de resolução do contrato, deverá notificar a Natusu dentro do prazo de reflexão através de modelo de formulário de resolução ou de outra forma clara.
  2. Assim que possível, mas o mais tardar 14 dias a contar do dia seguinte à notificação ao abrigo do n.º 1, o consumidor devolve o produto ou entrega-o (a um representante autorizado) Natusu. Isso não é necessário se a Natusu se ofereceu para retirar o produto ela mesma. Em qualquer caso, o consumidor cumpriu o prazo de devolução se devolver o produto antes de expirado o prazo de reflexão.
  3. O consumidor deverá devolver o produto com todos os acessórios fornecidos, se razoavelmente possível, nas condições e embalagens originais e de acordo com as instruções razoáveis ​​e claras fornecidas pela Natusu.
  4. O consumidor assume o risco e o ônus da prova para o exercício correto e tempestivo do direito de rescisão do contrato.
  5. O consumidor suporta os custos diretos da devolução do produto. Caso a Natusu não tenha comunicado que estes custos devem ser suportados pelo consumidor, ou caso a Natusu  tenha indicado que suportará ela própria os custos, o consumidor não tem de suportar os custos da devolução.
  6. O consumidor não suporta quaisquer custos pela entrega total ou parcial de conteúdos digitais não entregues em suporte físico, se:
    • antes da entrega, ele expressamente não concordou em iniciar a execução do contrato antes do término do período de reflexão;
    • não reconheceu que perdeu o direito de rescindir o contrato quando o consentimento foi concedido; ou
    • Natusu não verificou esta declaração do consumidor.
  7. Se o consumidor exercer o seu direito de rescisão do contrato, todos os contratos adicionais serão rescindidos por lei.


Artigo 8 - Obrigações da Natusu na retirada

  1. Se a Natusu permitir que o consumidor notifique o eletronicamente, enviará ao consumidor um aviso de recebimento imediatamente após o recebimento deste aviso.
  2. A Natusu reembolsará todos os pagamentos efetuados pelo consumidor, incluindo todos os custos de entrega cobrados pela Natusu pelo produto devolvido, sem demora, mas no prazo de 14 (catorze) dias a contar do dia em que o consumidor o notificou da resolução do contrato. Caso a Natusu não se ofereça para recolher o produto pessoalmente, a devolução poderá ser adiada até à receção do produto ou até que o consumidor comprove que o produto foi devolvido, consoante o que ocorrer primeiro.
  3. A Natusu utiliza o mesmo método de pagamento que o consumidor utilizou para o reembolso, exceto se o consumidor concordar com um método diferente. Os reembolsos são gratuitos para os consumidores.
  4. Caso o consumidor tenha optado por um método de entrega mais caro do que o envio padrão mais barato, o Natusu pode não cobrir o custo adicional do método mais caro.


Artigo 9º – Exclusão do direito de resolução do contrato

A Natusu pode excluir os seguintes produtos e serviços do direito de rescisão, mas apenas se a Natusu o tiver declarado claramente na oferta, pelo menos com bastante antecedência à celebração do contrato:

  1. Produtos ou serviços cujo preço esteja sujeito a oscilações do mercado financeiro, que não sejam afetados pela inflação e que possam ocorrer durante o período de desistência;
  2. Contratos celebrados em leilão público. Leilão público é a modalidade de venda em que a Natusu oferece produtos, conteúdos digitais e/ou serviços a um consumidor que esteja pessoalmente presente ou tenha oportunidade de estar pessoalmente presente no leilão, sob a direção de um leiloeiro, e em que o licitante vencedor é obrigado a adquirir produtos, conteúdos digitais e/ou serviços;
  3. Contratos de prestação de serviços, após a execução integral do serviço, mas apenas se: 
    • o desempenho começou com o consentimento prévio expresso do consumidor; e
    • o consumidor declarou que perderá o direito de resolução do contrato assim que a Natusu cumprir integralmente o contrato;
  4. Contratos de prestação de serviços de prestação de alojamento, se o contrato estipular data ou prazo de execução determinados e para fins diversos da habitação, transporte de mercadorias, aluguer de viaturas e restauração;
  5. Acordos relativos a atividades de lazer, se o acordo especificar uma data ou período específico para sua implementação;
  6. Produtos fabricados de acordo com as especificações do consumidor, que não sejam pré-fabricados e que sejam fabricados com base na escolha ou decisão individual do consumidor, ou que se destinem claramente a uma pessoa específica;
  7. Produtos que estragam rapidamente ou têm prazo de validade limitado;
  8. Produtos selados que não sejam passíveis de devolução por motivos de saúde ou higiene e em que o lacre tenha sido rompido após a entrega;
  9. Produtos que, pela sua natureza, sejam irremediavelmente misturados com outros produtos após a entrega;
  10. Bebidas alcoólicas, cujo preço foi acordado no momento da celebração do contrato, mas cuja entrega só pode ocorrer após 30 dias, e cujo valor real depende das flutuações do mercado, sobre as quais a inflação não tem influência ;
  11. Gravações de áudio, vídeo e software de computador selados, cujo selo foi quebrado após a entrega;
  12. Jornais, periódicos ou revistas, exceto suas assinaturas;
  13. Entrega de conteúdo digital que não seja em meio físico, mas somente se:
    • o desempenho começou com o consentimento prévio expresso do consumidor; e
    • o consumidor declarou que com isso perde o direito de rescisão do contrato.


Artigo 10 - Preço

  1. Durante o período de validade especificado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, com exceção de alterações de preços devido a alterações nas taxas de IVA.
  2. Ao contrário do disposto no número anterior, a Natusu pode oferecer produtos ou serviços cujos preços estejam sujeitos a flutuações no mercado financeiro e sobre os quais a Natusu não tenha influência, com preços variáveis. Essa dependência das flutuações e o fato de que quaisquer preços listados são preços-alvo são indicados na oferta.
  3. Um aumento de preço dentro de 3 meses após a conclusão do contrato só é permitido se for o resultado de regulamentos ou disposições legais.
  4. Os aumentos de preços a partir de 3 meses após a conclusão do contrato são permitidos apenas se a empresa Natusu assim o tiver estipulado e:
    • são o resultado de legislação ou regulamentos; ou
    • o consumidor tem o direito de rescindir o contrato a partir da data efetiva do aumento de preço.
De acordo com o Artigo 5(1) da Lei do Imposto sobre Vendas de 1968, o local de entrega é no país onde o transporte começa. Neste caso, esta entrega ocorre fora da UE. Posteriormente, os correios ou serviço de entrega cobrarão do cliente o IVA de importação ou os custos de desembaraço aduaneiro. O empresário, portanto, não cobrará IVA.

Todos os preços estão sujeitos a erros tipográficos e de impressão. Não assumimos nenhuma responsabilidade pelas consequências de erros de impressão e composição. Em caso de erros de impressão e taxa, o empresário não é obrigado a entregar o produto com o preço incorreto.

Custos adicionais especiais para desembaraço aduaneiro e/ou taxas de importação não estão incluídos no preço e são de responsabilidade do cliente.



Artigo 11 - Conformidade e Garantia Especial

  1. A Natusu garante que os produtos e/ou serviços estão de acordo com o contrato, as especificações constantes da oferta, os requisitos razoáveis ​​de fiabilidade e/ou usabilidade e as disposições legais e/ou existentes à data da celebração do contrato ou regulamentação governamental. Se acordado, a Natusu também garante que o produto é adequado para uso diferente do normal.
  2. A garantia adicional fornecida pela Natusu, seu fornecedor, fabricante ou importador nunca deve limitar os direitos legais e reclamações que o consumidor pode reivindicar contra a Natusu nos termos do contrato se a Natusu não cumprir sua parte do contrato.
  3. Uma garantia adicional significa qualquer obrigação da Natusu, seu fornecedor, importador ou fabricante em que cede ao consumidor certos direitos ou reivindicações que vão além do exigido por lei, no caso de o consumidor não cumprir sua parte do contrato.


Artigo 12 - Entrega e execução

  1. A Natusu terá o maior cuidado na aceitação e processamento das encomendas de produtos e na avaliação dos pedidos de serviço.
  2. O local de entrega é a morada comunicada pelo consumidor à Natusu.
  3. Com o devido respeito pelo disposto no artigo 4º das presentes condições gerais, a Natusu executará prontamente a encomenda aceite, mas no prazo máximo de 30 dias, salvo se for acordado outro prazo de entrega. Se a entrega for atrasada, ou se não for possível ou apenas parcialmente cumprir o pedido, o consumidor será informado disso no prazo máximo de 30 dias após a realização do pedido. Nesse caso, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato gratuitamente.
  4. Em caso de resolução nos termos do número anterior, a Natusu reembolsará de imediato o valor pago pelo consumidor.
  5. O risco de danos e/ou extravio dos produtos será suportado pela Natusu até ao momento da entrega ao consumidor ou a um representante predeterminado e comunicado à Natusu, salvo acordo expresso em contrário.


Artigo 13 – Duração das Transações: Duração, Cancelamento e Renovação

Anulação:

  1. O consumidor pode, a qualquer momento, rescindir o contrato, que foi celebrado por tempo indeterminado e que se aplica ao fornecimento regular de produtos ou serviços. Rescindir com a devida observância das regras de notificação acordadas e um período de notificação não superior a um mês.
  2. O consumidor pode rescindir o contrato celebrado por tempo determinado, que diga respeito ao fornecimento regular de produtos ou serviços, a qualquer momento no final do prazo, desde que observadas as regras acordadas para o cancelamento e o prazo de pré-aviso (não mais de um mês).
  3. O consumidor pode utilizar os contratos mencionados nos parágrafos anteriores:
    • cancelar a qualquer momento e não se limitar a cancelar em um horário ou período específico;
    • rescindir pelo menos da mesma forma que celebrou esses contratos;
    • cancele sempre com o mesmo prazo de pré-aviso que o Natusu definiu.
Extensão:

  1. Um contrato celebrado por tempo determinado e que diga respeito ao fornecimento regular de produtos ou serviços não pode ser tacitamente prorrogado ou renovado por tempo determinado.
  2. Ao contrário do disposto no número anterior, o contrato celebrado por prazo determinado pode ser implicitamente prorrogado por prazo determinado até três meses, desde que o consumidor possa rescindir esse contrato prorrogado no termo do prazo de pré-aviso não superior a um mês.
  3. Um contrato celebrado por tempo determinado e que se aplique a fornecimentos regulares de produtos ou serviços só pode ser prorrogado implicitamente por tempo indeterminado se o consumidor puder rescindir a qualquer momento com um período de pré-aviso não superior a um mês.
Duração:

  1. Se o contrato for celebrado por um período superior a um ano, o consumidor pode rescindir o contrato a qualquer momento após a expiração de um ano com um período de pré-aviso não superior a um mês, a menos que a razoabilidade e a justiça impeçam a rescisão antes da expiração do prazo acordado.


Artigo 14 - Pagamento

  1. Salvo disposição em contrário no contrato ou em condições adicionais, os valores devidos pelo consumidor devem ser pagos no prazo de 14 (catorze) dias a contar do início do prazo de reflexão ou, na falta de prazo de reflexão, no prazo de 14 (catorze) dias após a celebração do contrato. No caso de um contrato de prestação de serviços, este prazo começa a correr no dia seguinte ao da recepção pelo consumidor da confirmação da celebração do contrato.
  2. Na venda de produtos a consumidores, o consumidor nunca pode ser obrigado a pagar antecipadamente mais de 50% nas condições gerais. Se o pagamento for previamente acordado, o consumidor não pode exercer quaisquer direitos relativos à execução da respetiva encomenda ou serviço(s) antes do pagamento do adiantamento acordado.
  3. O consumidor obriga-se a comunicar de imediato incorreções nos dados de pagamento fornecidos ou indicados à Natusu.
  4. Se o consumidor não cumprir as suas obrigações de pagamento a tempo, depois de o Natusu ter sido informado do atraso no pagamento e o Natusu ter dado ao consumidor um prazo de 14 (catorze) dias para cumprir as suas obrigações de pagamento, então se o pagamento não for feito dentro deste 14 dias, o Natusu ficará a dever juros legais sobre o valor ainda devido e terá o direito de cobrar as despesas de cobrança extrajudicial que o Natusu incorrer. Estas despesas de cobrança ascendem no máximo a: 15% dos montantes em dívida até 2.500 euros; 10% nos próximos 2.500€ e 5% nos próximos 5.000€ com um mínimo de 40€. A Natusu pode desviar-se dos valores e percentagens indicados em benefício do consumidor.


Artigo 15 – Informação

Somos uma equipa jovem e entusiasta focada em oferecer uma vasta gama de produtos a preços competitivos. A nossa missão é proporcionar-lhe uma excelente experiência de compra online onde poderá sempre encontrar o que procura de forma rápida e eficiente.

Nossa loja online oferece uma variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e utensílios domésticos. Nossos produtos são cuidadosamente selecionados e atualizados para garantir que você sempre encontre as últimas tendências e itens essenciais.



Artigo 16 - Regulamento de reclamações

  1. Natusu tem um procedimento de reclamação suficientemente publicado e trata a reclamação de acordo com este procedimento de reclamação.
  2. As reclamações sobre a execução do contrato devem ser apresentadas de forma completa e clara à empresa Natusu dentro de um prazo razoável após o consumidor ter descoberto os defeitos.
  3. As reclamações apresentadas à Natusu serão respondidas no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data da sua receção. Se a reclamação exigir um tempo de processamento previsível mais longo, a Natusu responderá no prazo de 14 (catorze) dias, acusando a receção e indicando quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.


Artigo 17 - Disputas

Os contratos entre a Natusu e o consumidor a que se aplicam as presentes condições gerais são regidos apenas pela lei portuguesa. Todos os litígios emergentes do contrato e/ou das presentes condições gerais serão submetidos ao tribunal competente da comarca da sede da Natusu.


    Artigo 18 - Disposições adicionais ou diferentes

    Disposições adicionais ou divergentes destes termos e condições gerais não devem prejudicar o consumidor e devem ser registradas por escrito ou de forma que o consumidor possa armazená-las de maneira acessível em um suporte de dados durável.



    Artigo 19 – Rejeitar a encomenda

    Se um pedido for recusado durante a entrega, o custo de devolução e manuseio do(s) item(ns) do seu pedido será de sua responsabilidade. Os custos de stock são de 10€ por encomenda + portes de envio 7,30€.

    Se o artigo for levado ao ponto de recolha depois de não ter estado em casa e não o levantar na data acordada, será considerado como rejeição da encomenda.


    Artigo 20 – Lei aplicável e Resolução Alternativa de Litígios​

    1.Legislação aplicável​​​

    Os presentes Termos & Condições e todos os contratos que vierem a ser celebrados ao abrigo dos mesmos regem-se pela legislação portuguesa.

    ​​​​​2. Resolução Alternativa de Litígios

    ​​​Em caso de litígios nacionais e transfronteiriços, iniciados por um consumidor contra um fornecedor de bens ou prestador de serviços que digam respeito a obrigações contratuais resultantes de contratos de compra e venda ou prestação de serviços, celebrados entre o fornecedor de bens estabelecido e os consumidores residentes em Portugal e na União Europeia, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução de Litígios de Consumo.

    ​A Natusu esta sujeito à arbitragem necessária ou mediação, no âmbito de conflitos de consumo de reduzido valor económico (até 5.000€) quando, por opção expressa dos consumidores, sejam submetidos à apreciação de tribunal arbitral adstrito aos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados.

     

    ​Atualmente existem em Portugal as seguintes entidades de Resolução de Litígios de Consumo:

     

    ​Em caso de litígio de consumo nacionais e transfronteiriços, no âmbito do online (em linha), o consumidor pode recorrer ao Centro Europeu do Consumidor através da Plataforma ODR (“online dispute resolution”), com competência para resolução de litígios relativos às obrigações contratuais resultantes de contratos de venda ou de serviços online. Aceda aqui à Plataforma Eletrónica de Resolução Alternativa de Litígios nos contratos de compra e venda ou de serviços online nacionais ou transfronteiriços.

    ​Para Queixas e Reclamações relativas a compras efetuadas à Natusu poderá contactar a mesma através do e-mail de Apoio ao Cliente: info@natusu.com.